Conserto Câmeras e Filmadoras


19 de setembro de 2019 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Uncategorized


Manutenção de Câmeras e Filmadoras

Hoje em dia é comum o uso de câmeras e filmadoras, principalmente porque o mundo digital está avançado e faz diferença uma foto ou um vídeo em alta qualidade, existem câmeras das mais variadas marcas como Canon, Sony, Fuji, Nikon, Pentax, Sigma, etc, independente da marca o aparelho precisa de uma manutenção adequada para o bom funcionamento e muita gente ignora essa etapa e acaba por identificar diversos defeitos em seus aparelhos conforme o tempo passa.

Se você tem uma Câmera Digital ou Filmadora e ela apresenta algum defeito, não entre em pânico, existem soluções para os mais variados defeitos, é comum o aparelho apresentar esses problemas com tempo de uso, e por acidentes como quedas, água no aparelho dentre outros, os defeitos para câmeras ou filmadoras mais comuns são:

  • Aparelho não liga
  • Zoom trava ou não funciona
  • Botão quebrado
  • Tela quebrada
  • Defeito em peças
  • Tela travada
  • Flash parou de funcionar

Só no Flash podem ocorrer diversos defeitos, você poderá solicitar o reparo da lâmpada de disparo, difusor frontal da cabeça, troca do disparo dos flashs, limpeza e desoxidação dos contatos, uma câmera possuí diversas peças e por conta disso um defeito pode ter diversas causas diferentes.

Também pode não ser o seu caso algum desses defeitos e sim uma manutenção necessária para que o aparelho funcione da melhor maneira possível, uma boa limpeza também é indispensável.

Caso você identifique que necessite de um reparo nas peças, os serviços mais comuns requisitados para câmeras e filmadoras é a troca do sensor CCD, reparo da placa de alimentação e placa principal, troca ou reparo do compartilhamento do cartão de memória, limpeza do sensor CCD, contatos de conexões, espelhos da caixa, e a parte externa da câmera.

Defeitos em Câmeras de Vigilância

Também é comum esse tipo de aparelho apresentar defeitos, seja pela ação do tempo, da falta de manutenção adequada, dentre outros problemas.

O Mais comum são problemas na imagem, principalmente por conta do sol constante que bate no aparelho todos os dias, isso causa um tipo de queimadura, que por sua vez altera as cores da imagem por conta de distorções no vidro, também podem ocorrer os seguintes defeitos:

  • Mudanças no contraste
  • Desfocagem
  • Blackout completo da câmera (não funciona)
  • Degradação da imagem

Tudo isso em decorrência do sol que pode estar atingindo o sensor da imagem e com o tempo isso pode vir a danificar o aparelho e fazer com que apareça defeitos na câmera de vigilância.

Por isso é importante uma manutenção preventiva no seu aparelho, dessa forma você pode identificar futuros problemas antes que aconteçam e economize na hora da manutenção, é importante contratar uma empresa adequada para a instalação das câmeras pois um mau profissional pode instalar de forma errada e com isso futuramente pode ocorrer problemas.

Existem alguns tipos de problemas mais comuns que acontecem em câmeras de segurança, irei lista-los, caso tenha algum desses problemas é recomendado que leve seu aparelho para a manutenção.

Superaquecimento

Caso a sua transmissão esteja estranha e falhando a causa pode ser o superaquecimento do aparelho, a causa mais comum desse problema é a corrente nominal acima do normal, faça a manutenção de seu aparelho para evitar mais problemas.

Manchas na Tela

Quando as imagens aparecem com manchas é sinal de problema, o mais comum é o defeito no CMOS ou de algum componente RGB que está danificado, deverá ser feita a troca desse componente.

Caso seja o infravermelho da câmera, provavelmente é um defeito no LED, na assistência o aparelho irá passar por alguns testes para verificar a origem do defeito.

Qualidade Comprometida

Outro defeito comum é o vídeo com uma qualidade inferior, isso ocorre por conta de uma instalação inadequada, o vídeo de monitoramento tem que ser instalado em um local onde é bloqueado qualquer interferência.

Problemas nos Fios

No momento da instalação é interessante verificar como estão os fios do aparelho, essas ligações elétricas devem estar em perfeito estado, se houver um fio danificado seja com emendas, dobrado ou até cortado, ele pode comprometer a qualidade do vídeo, se a sua câmera está com chuviscos esse pode ser o motivo.

Fonte de Alimentação de Energia

Quando há diversos equipamentos utilizando a mesma fonte de energia das câmeras de segurança, isso pode ocasionar diversos problemas como quedas de energia e interferências nas imagens.

A Distância entre as câmeras e a fonte de energia deve respeitar uma distância de 150 metros, não podendo passar pois isso pode causar interferências no trajeto.

Defeitos em Filmadoras Sony HD1000

As Filmadoras são aparelhos grandes e complexos, ideias para uma alta qualidade de imagem, o defeito mais comum nesse tipo de filmadora que utiliza gravação com fitas mini DV é o travamento do mecanismo da fita, como todo aparelho conforme o tempo de uso é comum surgirem problemas se não houver uma manutenção adequada do aparelho.

O Defeito que causa o travamento do mecanismo da fita acontece por um rompimento do circuito flexível responsável, acaba acontecendo pelo acionamento de abrir e fechar do mecanismo ao passar do tempo, por isso é importante se atentar e fazer uma manutenção adequada o que irá te fazer economizar dinheiro no longo prazo.

Comentários