Almofala

Almofala é um distrito do município de Itarema, no estado do Ceará.

foto de Itarema - Praia de Almofala

foto de Itarema - Praia de Almofala

Originalmente chamava-se Aldeia do Cajueiro, depois Missão do Aracati-mirím, Missam do tapuya Tramanbe e ainda Missão de Nossa Senhora da Conceição dos Tramambés.

Quando os jesuítas foram expulsos da missão em 1759, por ordens do Marquês do Pombal, uma parte dos Tremembé e os padres da ordem de São Pedro deslocaram os índios para o Soure e anos depois devido a desaptação os índios retornam a vila. Em 1766 a Missão tornou-se uma freguesia de índios e recebeu o nome de Almofala, um topônimo de origem árabe-portuguesa.

É a terra dos índios Tremembé, na qual está construída a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala.

O aldeamento Tremembé e os arredores da igreja, ficaram despovoados de 1897 até 1940/43, devido a invasão de dunas moveis.

foto de tartarugas de almofala

foto de tartarugas de almofala

Histórias curiosas rondam o município de Itarema, a 190 quilômetros de Fortaleza: no fim de 2008, boatos de que OVNIs tivessem visitado a região aterrorizaram os moradores, que por dias não saíram de suas casas. Além disso, a Igreja da Nossa Senhora da Conceição de Almofala passou 43 anos soterrada em areia, consequência da formação de dunas no local. Hoje totalmente exposta e tombada, a paróquia é uma das principais atrações da cidade, cuja praia é um dos segredos mais bem guardados do Ceará.

É uma praia cheia de lendas e tartarugas-verde (Chelonia mydas) – ou aruanãs, como são chamadas pelos indígenas -, que buscam suas águas para alimentação, desenvolvimento e descanso. A maioria desses animais pertence a populações de áreas de desovas distantes, como Suriname e Ilha de Ascension, na África. Mas todas as espécies de tartarugas marinhas ocorrem na costa cearense.

foto Projeto Tamar em Almofala

foto Projeto Tamar em Almofala

Para proteger os animais capturadas incidentalmente em currais de pesca, redes de espera para peixes e caçoeira para lagostas, o Tamar instalou, em 1992, sua base em Almofala, no município de Itarema, a única no Estado. A ação do Projeto envolve a população local, de aproximadamente 35 mil habitantes, distribuídos em sete localidades de dois municípios (de leste para oeste): Torrões, Almofala, Porto do Barco, Guajiru e Farol, em Itarema; Volta do Rio e Espraiado, em Acaraú. No total, a base monitora 40km de praias, além de locais de desembarque, venda de peixes e mercados públicos.

Essas comunidades vivem tradicionalmente da pesca artesanal, utilizando principalmente os currais, modalidade tradicional muito comum no litoral oeste do Ceará. De janeiro a julho, diariamente os pescadores vão em suas canoas até essas armadilhas, instaladas próximas à praia, para dali tirar o seu sustento. Antes do Tamar, todas as tartarugas marinhas aprisionadas acidentalmente eram mortas. Hoje, são devolvidas ao mar, pela equipe do Projeto, com a ajuda dos pescadores.

  • Acesso Projeto Tamar, 151 –
  • CEP 62.592-000 –
  • Telefax (88)3667-2020 –
  • E-mail tamarce@tamar.org.br
  • Almofala – CE

Como chegar

  • De carro – de Fortaleza, o acesso é pela BR-222, até Umirim. De lá segue pela BR-402 até o distrito de Nascente, onde pega a CE-434 até Itarema.
  • De ônibus – a empresa Redenção tem ônibus diário para Itarema, com saídas em vários horários, do Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé. A passagem custa R$ 26,50. Informações: (85) 3256.1973.

Principais praias

Patos, Torrões, Almofala, Barra, Guajiru e Farol.

Onde ficar

Artesanato

  • Renda, palha de carnaúba, crochê, ponto cruz, arranjos naturais de palha de coco, redes de linha, de fio ou de tucum (fibra de uma palmeira chamada de tucumã)

Prefeitura Municipal de Itarema
Telefone: (88) 3667.1133
Site: www.itarema.ce.gov.br

Mais informações:

Projeto Tamar – Ingresso – Grátis
Praia de Almofala – Itarema
Telefone: (85) 3667.2020
Site: projetotamar.org.br

mais informações

6 Respostas para “Almofala”

  1. yara disse:

    amo meu lugar……é tudo na minha vida essa cidade linda..

  2. Júlio César Gomes disse:

    Olá,sou guia de turismo do estado do Ceará e não poderia deixar de comentar um lugar tão rústico e maravilhoso que é Almofala com toda simplicidade e lindas praias,onde há o projeto TAMAR que marca forte presença com a preservação das tartarugas marinhas .Assim é meu lugar chamado ALMOFALA.

  3. ROGENIA disse:

    amoooooooooooooo muito tudo isso !!!!

  4. vandinha disse:

    Parabéns a todos que fazem parte do projeto tamar pelo trabalho maravilhoso de vcs cuidando das tartarugas.

  5. amaury disse:

    Itarema é uma das cidades mais lindas que eu conheci em outubro estarei ai novamente um beijo a todos os itaremenses e ao pessoal dos torroes.

  6. Tive a oportunidade de visitar ALMOFALA- Itarema, uma das aldeias dos índios Tremembés e soube através de uma conversa amistosa com o Cacique daquele povo que a palavra ALMOFALA significa “Alma que fala”. Fiquei deveras emocionada pela força que esse termo tem em relação a história daquela gente! O Brasil tem que preserva seus nativos e repassar todo esse legado histórico-cultural para nós brasileiros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *