Os Programas

Centro Cultura Dragao do Mar Fortaleza Ceará

Centro Cultura Dragao do Mar Fortaleza Ceará

Os Programas do Centro Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vem dinamizando a cenacultural cearense com programas que primam pela qualidade, respeito à diversidade cultural brasileira de um modo geral e cearense em particular.
Mais que uma área para grandes eventos o Centro Dragão do Mar tem reforçado seus esforços para funcionar como um verdadeiro catalisador das manifestações artísticas do país e cumprir sua função social de democratizar o acesso à difusão e consumo dos bens simbólicos.

O Centro Dragão do Mar por sua programação intensa e plural, conquista a cada dia seu lugar na vida dos cearenses e consolida-se como referência no cenário artístico cultural brasileiro.
Por sua posição estratégica unindo a Monsenhor Tabosa a Praia de Iracema, e sua localização irmanada aos velhos armazéns da antiga área portuária, hoje coloridos e animados por galerias, bares e cafés, vem transformando o desenho urbano da cidade e influenciando positivamente nas relações sociais dos seus moradores.

Com seus múltiplos espaços ocupados por manifestações artísticas variadas e suas aprazíveis passarelas sempre abertas aos visitantes, o Dragão do Mar é mais que um centro de promoção e difusão artística.
É um espaço plural de convivência onde os diversos segmentos da população – local, estadual ou nacional – podem difundir sua produção de bens simbólicos ou consumir produtos culturais de qualidade.
Seguindo sua vocação de pólo aglutinador e de democratização dos bens simbólicos,
o Centro reverte à lógica do modelo urbano excludente e possibilita ao processo cultural, sua riqueza maior: “o encontro das diferenças”.

O Centro Dragão do Mar buscando cumprir a sua missão social, desenvolve uma programação voltada tanto para as nossas matrizes culturais quanto para as sinalizações universais.
Ocupam os mesmos espaços as mais genuínas manifestações da cultura tradicional popular, as mais modernas experimentações contemporâneas, bem como peças da mais legítima erudição.
Eventos que não encontram nos meios de comunicação de massa ou no circuito do show business o seu espaço de difusão, encontram no Centro Dragão do Mar o canal de acesso ao seu público alvo.
Os dados do Dragão do mar cada ano, contrariam mais fortemente a tese daqueles que vaticinavam que o Centro seria um espaço para as elites.

Senão vejamos:

O Centro Dragão do Mar junta, nas visitas às suas exposições ou na platéia de seus espetáculos, desde os mais bem sucedidos empresários, os mais eminentes políticos a alunos de escolas públicas, trabalhadores da indústria e comércio, gerando um dado novo nas relações sociais da cidade.
Com os seus museus abertos aos domingos gratuitamente, o Centro recebe um público
variado no que diz respeito à classe social, nível intelectual e faixa de idade.
Com visitas gratuitas para as escolas públicas, possibilita ao estudante pobre o acesso a exposições de alto nível dentro dos padrões internacionais da nova museologia.

Conscientes do potencial do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura para desenvolver uma nova dinâmica na cidade, criando alternativas de relações mais solidárias e gerando processos de educação para a cultura e para a cidadania, além dos grandes shows e exposições que deram visibilidade a este Centro, o mesmo desenvolve ainda, ações de cunho sócio cultural, entre as quais podemos destacar:
Visitas Programadas de Escolas Públicas ao Museu de Arte Contemporânea e Memorial da Cultura Cearense.
Visitas guiadas a alunos de escolas públicas de Terça-feira à Sexta-feira, mediante agendamento prévio.
Museu e Memorial recebem em média cinco escolas por dia, sendo visitado semanalmente por aproximadamente mil alunos da rede pública.

Trabalho social desenvolvido em parceria com a Associação de Moradores do Poço da Draga.

· Desde o inicio das suas ações o Centro Dragão do Mar, teve a preocupação em manter uma relação de parceria com os moradores do entorno, em especial àqueles em situação social de risco.
Procurou inicialmente desenvolver com estes um trabalho de conscientização da importância e função social do Centro Dragão do Mar.
Como parte deste processo ofereceu oficinas artísticas para criançase adolescentes e duas oficinas para adultos.
Cadastrou e treinou moradores do Poço da Draga para a venda de cerveja e refrigerante nos seus eventos.
Adotou como sistemática ofertar gratuitamente vagas para jovens e adolescentes
desta comunidade, nas oficinas realizadas no Centro Dragão do Mar.

Parcerias para oferecer ricas oportunidades educativas aos jovens em situação social de risco.

· Em parceria com a Associação dos Amigos do Museu do Ceará e recursos da Comunidade Solidária, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ofereceu a 30 jovens das comunidades pobres do seu entorno a oportunidade de aprenderem o oficio de auxiliares de restauradores de bens culturais.

· Em outra parceria unindo Associação dos Moradores do Poço da Draga,
Comunidade Solidária e Secretaria da Cultura, o Centro formou mais uma turma de
30 adolescente no ofício de artesão do couro.
Tendo como mote a exposição “ Vaqueiros”, os participantes do curso além de mergulharem na cultura do couro aprenderam a fabricar artefatos variados utilizando este material.

Apoio aos Projetos de Educação Para a Cidadania Através da Arte.

· Os projetos desenvolvidos por ONGS e OGS visando educar para a cidadania através da Arte encontram no Centro Dragão do Mar um forte aliado.
Seja possibilitando a difusão dos espetáculos produzidos ou complementando o currículo dos cursos oferecidos por estas organizações recebendo seus alunos para visitas ao
Museu de Arte, Memorial, Planetário, shows diversificados ou experiência prática.
Em alguns casos criamos programas específicos para dar visibilidade a algumas ações
exemplares destes projetos, como exemplo podemos citar:
Passarela da Alegria, onde o resultado do trabalho dos circo escola, dos ABCS e das
Vilas Olímpicas entre outros são freqüentemente apresentados.
Além de outros trabalhos artísticos de qualidade desenvolvidos por diversos grupos da periferia de Fortaleza e do interior do Estado.

Centro Dragão do Mar Espaço para Vivência Prática de Jovens Artistas.

· A Companhia de Teatro da Boca Rica, Os Amigos da Alegria e muitos outros projetos sociais encontram na programação do Centro Dragão do Mar o espaço para o exercício prático onde podem dar visibilidade ao talento e criatividade dos jovens e adolescentes por eles atendidos.
Estes apresentam espetáculos na passarela da alegria e atuam como animadores culturais, desenvolvem performances e brincadeiras durante todo o ano em diversas programações deste Centro.

Articulação Para Formação de Uma Rede de Arte Educação e Cidadania.

· O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura tem desempenhado um papel preponderante na estruturação de uma Rede de Arte Educação e Cidadania.
Tendo iniciado o movimento com a realização da I Mostra de Arte Realizada Por Crianças e Adolescentes, na programação Especial da Semana da Criança em outubro de 1999.
Associando–se ao POMMAR e a diversas outras instituições governamentais e não governamentais, o Centro tem viabilizado a criação de um Fórum permanente de debate sobre a educação para a vida via arte através de seminários mensais para arte educadores, dirigentes de instituições educacionais e demais interessados no tema.

Em conseqüência do trabalho com Rede de Arte de Arte, Educação e Cidadania,
o Centro realizou juntamente com a parceria do POMMAR e o Governo do Estado do Ceará o I Encontro Estadual de Arte, Educação e Cidadania nos dias 23,24 e 25 de março do ano passado.
No momento reunindo um número muito maior de instituições, este Centro prepara-se para receber de 4 a 7 de outubro deste ano, o II Encontro de Arte, Educação e Cidadania.
Do mesmo modo que o I Encontro de Arte, Educação e Cidadania, esta Segunda edição
do evento deverá contar com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Instituto Ayrton Senna, POMMAR/ PARTNERS/USAID e de vários coordenadores de ONGS nacionais.

Talentosos Jovens Artistas Brilham Nos Palcos do Centro Dragão do Mar.

· A EDISCA- Escola de Dança e Integração Social Para Criança e Adolescente, A Tapera das Artes, Os Meninos de Bel Monte, O Reisado dos Meninos do Crato, o Canto em Cada Canto, além dos movimentos urbanos de rua, a exemplo de
bandas de rock e grupos de Hip Hop, e muitos outros grupos artísticos resultantes de
um trabalho social, encontram nos palcos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura o
espaço para dar visibilidade as ações desenvolvidas por diversas instituições no Ceará.

Um Núcleo para a Educação Cultural.

· A demanda por uma ação cultural educativa permanente e sistemática levou o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura a criar o seu Núcleo de Ação Cultural Educativa.
Além de diversas ações voltadas para o público infantil, a exemplo do “pintando no Dragão” ( atividade de pintura monitorada para crianças, todos os sábados sob o planetário ) , o NUACE desenvolve uma série de oficinas para arte educadores.

Atualmente o Núcleo de Ação Cultural Educativa desenvolve um projeto piloto de
Vivência Cultural para educadores e gestores de organizações educativas e culturais.
Nesta experiência tem como parceiro o Instituto Ayrton Senna e a EDISCA, atendo aos participantes da “Residência Social em Arte, Educação e Cidadania”, desenvolvido por estas duas instituições.

Difundindo Nossa Cultura Tradicional Popular.

· As manifestações da cultura tradicional popular encontram no Centro Dragão do Mar o espaço privilegiado para a sua difusão. Os grandes mestres de folguedos populares podem com a infra-estrutura adequada de palco, luz e som, mostrar a beleza, criatividade e variedade de suas produções artísticas. Os penitentes de Barbalha, Os Irmãos Aniceto do Crato, os vários maracatus do estado e as bandas de músicas dos diversos municípios através das apresentações nos palcos do Dragão do Mar encontram a valorização dos seus trabalhos e motivam as novas gerações a continuarem investindo em bens simbólicos da maior importância para a cultura cearense.

Centro Dragão do Mar Laboratório de Criação de Produtos Culturais de Sucesso.

O Festejo Ceará Junino.

Criado, produzido e difundido através de uma parceria da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, sucesso absoluto já no seu primeiro ano de existência, continua crescendo a cada ano.O Festejo Junino pelos resultados alcançados e o forte poder de mobilizaçãotem potencial para tornar-se a curto prazo o maior evento cultural do estado.

Encontro Nacional de Sanfoneiros de 8 Baixos.
Preocupados com a continuidade e revitalização das nossas autênticas manifestações
populares e valorização da produção dos verdadeiros guardiões da cultura brasileira,estamos freqüentemente pensando eventos que possam repercutir positivamente no campo da cultura. Neste sentido, realizamos o Encontro Nacional de Sanfoneiros de 8 Baixo, o qual contou com grandes sanfoneiros cearenses e nacionais.

Dragão Jazz
Este evento traz ao Ceará os maiores nomes locais e nacionais de jazz. Realizado no mês de julho durante o período do Fortal, surge como uma nova alternativa para a cidade.O sucesso do Dragão Jazz tem inspirado outros eventos de pequeno e médio porte.

Reforço à política de difusão cultural desenvolvida pela Secretaria da Cultura e Desporto do Ceará.

Contemplando as manifestações culturais que não encontram espaços no circuito comercial dos bens simbólicos, em especial aquelas produzidas no interior do estado e nos bairros da periferia de Fortaleza, nos associamos a política cultural do Governo do Estado do Ceará e da Secretária da Cultura em ações integradas que visam a criação de novos produtos culturais, a difusão cultural e a formação de platéias. Com estes objetivos somamos esforços e partilhamos resultados.

Como exemplo podemos citar projetos como:
Grandes Nomes em Concerto, Pra Ver a Banda, Festejo Ceará Junino, Natal da Gente e os lançamentos dos CDS Memória do Povo Cearense.

Ainda nesta linha de reforço à política de difusão cultural da Secretaria da Cultura desenvolvemos programas de formação de platéia:Domingo Acústico, Quarta com Música e Quinta com Dança.Todos com apresentações semanais de espetáculos a preços de R$ 1,00.

Dar visibilidade ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com a realização de eventos com artistas reconhecidos nacionalmente, o Centro chama a atenção da população local e daqueles que visitam o nosso Estado para esta vitrine da cultura cearense.

Para exemplificar os grandes nomes que se apresentaram nos nossos palcos citamos alguns: Banda Kid Abelha, Beto Guedes, Arthur Moreira Lima, Tom Zé, Chico César, Lenine, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Danilo Caymi, Cida Moreira, Zezé Mota, Hermeto Paschoal entre outros.

Difundir cantores e compositores cearenses.

O Dragão do Mar um espaço privilegiado para as apresentações dos músicos cearenses, seja realizando a abertura em shows com artistas conhecidos na grande mídia nacional ou em eventos especialmente concebidos para divulgar os valores locais.

Aumentar a auto-estima do povo cearense.

O Centro Dragão do Mar realiza sistematicamente eventos com o intuito de valorizar e dignificar as manifestações da nossa cultura, a exemplo da Mostra da Cultura Tradicional popular, Festejo Junino, Mostra Brasil Todo Musical Batuques e Violas, entre outros.

De eventos a ações continuadas e conseqüentes.

Na programação do Centro Dragão do Mar é presente permanentemente à preocupação de não trabalhar com eventos isolados. Mas, por outrossim, formatar produtos que partam de um conceito e tenham uma ligação direta com a política cultural desenvolvida pela Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Ceará. Esta constatação pode ser feita observando alguns projetos deste centro de cultura.

Quartas Literárias – Lançamentos de livro e revistas.
Espaço para autores cearenses e de outros estados brasileiros divulgarem sua produção literária através de lançamentos e noite de autografo.
Local – Livraria Livro Técnico.
Dia – Quarta-feira.

Quarta – com Música
Com o objetivo de difundir e valorizar a música cearense oferece a interpretes, músicos e compositores locais, um espaço privilegiado para o encontro com o seu público em mini temporadas ao preço simbólico de R$ 1,00.
Local – Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Dia – Quarta – Feira.

Quinta com Dança.
Esta programação tem como objetivo difundir os grupos de danças do Ceará possibilitando apresentações ao preço simbólico de R$ 1,00.
Local – Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Dia – Quinta – Feira.

· Dragão Musical.
Shows musicais com grande interpretes da música popular brasileira.
Neste programa apresentamos tanto shows locais quanto de outros estados brasileiros.
Local – Anfiteatro
Dias – Sextas feiras e sábados.

Grandes Nomes em Concerto
Concertos musicais com a orquestra Eleazar de Carvalho e solistas de renome nacional.
Com o apoio do Ministério da Cultura, já foram realizados concertos de Arthur Moreira Lima, Nonato Luís e a Orquestra Eleazar de Carvalho, Jorge Cardoso e Orquestra Eleazar de Carvalho.
Local – Anfiteatro ou Ágora (Praça Verde).
Dias – A cada dois meses no último sábado do mês.

Domingo Acústico
Pequenos concertos acústicos de música instrumental popular e erudita.
Têm como objetivo divulgar os instrumentistas do estado e formar platéia para um tipo de música mais elaborada.
Local – Auditório.
Dia – Domingo.

· Passarela da Alegria.
Apresentações diversificadas de teatro, dança, circo, música e brincadeiras.
Mais voltada para o público infantil, a programação da Passarela da Alegria agrada a pais e outros adultos que acompanham as crianças ao evento.
Local – Palco da Passarela.
Dia – Sábado.

Rodas de Poesia.
Recitais de poesia com novos e consagrados poetas.
Nestas rodas o público tem a oportunidade de apreciar vários poetas interpretando suas próprias poesias. No último sábado de cada mês realizamos uma roda de poesia especial, onde diversos atores interpretam poemas de um poeta homenageado. Nesta roda apresentamos também um vídeo sobre o poeta, levando os presentes a conhecerem a arte e a vida do homenageado.
Local – Palco da Passarela.
Dia – Sábado.

Pra Ver a Banda.
Apresentação ao ar livre de bandas de música da capital e do interior do estado para lembrar os velhos coretos.
Local – Palco da passarela – Espaço Rogaciano Leite Filho
Dia – Domingo.

· Cine Dragão.
No modelo cine clube este programa procura difundir a sétima arte, possibilitando a reflexão e o debate sobre a produção cinematográfica.
Local – Auditório
Dia – Sábado.

Por do Sol Em Canto.
Apresentação de corais ou de grupos vocais.
Local – Palco da Passarela – Espaço Rogaciano Leite Filho
Dia – Domingo.

Programação do Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Embora as artes cênicas sejam bastante contempladas nos eventos realizados ao ar livre, o teatro do Centro Dragão do Mar, é o espaço por excelência para esta manifestação artística.A parceria do Centro Dragão do Mar com os grupos locais, onde a pauta é paga com um percentual da bilheteria, permite aos grupos investirem em longas temporadas.
Mecanismo eficaz para a formação de platéia.

Além dos programas acima relacionados o Centro Dragão do Mar realiza durante todo o ano,
por ocasião de datas festivas ou para dar visibilidade à determinados segmentos e manifestações artísticas, mostras temáticas ou programações especiais a exemplo de:
Brasil Todo Musical
Contemplando especialmente estados do norte e nordeste brasileiro o programa procurava
chamar a atenção para o trabalho bem elaborado e de qualidade de grandes músicos,
compositores e interpretes que não são absorvidos pela mídia e pela indústria cultural.
Este programa, seguindo o conceito de música plural e buscando mostrar o retrato das
regiões do Brasil, apresentou, a cada versão, um estado com seus diversos ritmos musicais.

· Quinta – Lançamentos Especiais
Para dar conta da grande demanda de livros a serem lançados o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura durante o período de férias,apresenta uma programação com lançamentos de livros às quintas-feiras.

· Programação Especial de Férias
No mês de janeiro, em decorrência das férias e do grande fluxo de turistas, a programação do Centro é intensificada com grandes shows na Praça Verde Raimundo Girão,
na Praça Almirante Saldanha e no anfiteatro. Os variados eventos são de acesso gratuito ou preços populares.

O Centro Dragão do Mar tem trabalhado na formatação da sua programação harmonizando
aspectos que vistos numa ótica maniqueísta muitas vezes parecem contraditórios.
No entanto, em uma análise mais profunda percebemos a complementaridade dos mesmos.
Apenas o conhecimento profundo das nossas raízes culturais, associado ao conhecimento
dos códigos das novas linguagens universais possibilita um processo de criação rico,
original, inovador e comprometido com a nossa cearensidade.

Mesclar universal e regional, moderno e tradicional, popular e erudito, produtos da indústria cultural e produtos do circuito alternativo, tem sido a fórmula encontrada pelo centro para oferecer à população uma programação que é ao mesmo tempo democrática e plural.

Este exercício nos tem permitido ao Dragão do Mar conciliar a missão do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de democratizar à população o acesso ao consumo e difusão dos bens culturais, e ao mesmo tempo encontrar alternativas possíveis de geração de recursos para auto-sustentação deste equipamento cultural.

Acesso e facilidades para pessoas portadoras de necessidades especiais:Rampas situadas pela Av. Pessoa Anta, pela Av. Leste Oeste e Rua José Avelino.

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rua Dragão do Mar, 81- Praia de Iracema – Fone: (85) 488-8600
Cep: 60060-390 – Fortaleza
dragao@dragaodomar.org.br

4 Respostas para “Os Programas”

  1. Margarida de almeida torres disse:

    Gostari de saber se haverá apresentação de quadrilha juninas,nesta época ns Dragão.
    Aguardo

  2. Neila Araújo disse:

    Sou professora dec arte e língua portuguesa da E E F M Professor Paulo Aytron de Araújo – Cajazeiras, e gostaria de saber como faço para levar os meus alunos (no total 80 alunos)para uma possível visita ao referido centro no mês de novembro

  3. ADRIANA disse:

    boa tarde ;gostaria de saber quais os dias de apresentaçao de quadrilhas infantis e adultos aguardo resposta obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


* (Obrigatório)

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>